segunda-feira

E. E. José Bittencourt de Souza

Suporte Técnico


Em segunda visita a escola, encontramos o Laboratório de Informática com vários problemas devido falha no sistema operacional nos computadores do Projeto Proinfo.

Efetuamos a formatação e instalação do sistema operacional Ubuntu versão 8.04 em oito máquinas, bem como configuramos a conexão à Internet provida pela empresa Oi.

Duas máquinas apresentaram defeito e não puderam ser formatadas, sendo necessária visita técnica da empresa Positivo. Registramos chamado suporte para as estas máquinas.

O diretor acompanhou nosso trabalho no laboratório e reportamos a ele nossa preocupação com o bom uso do mesmo, este nos externou a necessidade de ampliação de sala, pois a co-habitação da turma de Tempo Integral com o Laboratório de Informática compromete a integridade do mesmo.

Mostramos os computadores reparados aos alunos: com conexão à Internet bem como vários mouses sem esfera, ressaltamos a necessidade de se comprometerem com a integridade da sala.

Instruímos a professora Elza quanto a instação de pacotes de atualização do Ubuntu.

Observação:
Não houve tempo hábil para verificação dos computadores do Projeto Escolas em Rede.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

Krissanthy S. Fourakis Candido

Analista Eduacional
SRE Leopoldina

P.s.: Esta visita ocorreu em 30/06/2009




E. E. Capitão Ovídio Lima

Suporte Técnico


A E. E. Capitão Ovídio Lima possui laboratório de informática proveniente do Projeto Escolas em Rede (SEE-MG), conexão à Internet provida pelas empresas Embratel (SEE-MG) e Oi (MEC/Proinfo).

Verificamos que todos clientes do Servidor Metasys Corporate estavam funcionais – salvo por um dos clientes com cabo de rede defeituoso que foi substituído – e com acesso à Internet (Embratel).

Testamos a conectividade provida pela empresa Oi nos sistemas operacionais Linux (Ubuntu 9.04) e Windows Vista e não obtivemos êxito no estabelecimento da conexão em ambos sistemas.

Originamos chamado de suporte à empresa Oi omunicando que circuito de dados não estava funcional. Segundo a atendente, a visita do técnico da empresa ocorrerá em 48 horas.

Orientamos a direção quanto à dissociação das redes administrativas e do laboratório de informática em relação à segurança de dados e também à performance observada na navegação à Internet. Contudo, não procedemos com a relocação do servidor Metasys para o laboratório de informática em razão da não funcionalidade da Internet provida pela empresa Oi e também devido à urgência na publicação dos dados Educacenso – com prazo a expirar no dia 30/06/2009.

Orientamos à direção que o NTE Leopoldina não dispõe de Técnico de Informática e que não mais absorverá o expediente de suporte técnico nas escolas.

A escola já utiliza o e-mail institucional.


Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

Krissanthy Silva Fourakis Candido

Analista Educacional
SRE Leopoldina

P.s.: Esta visita ocorreu em 29/06/2006













E. E. Dr. Pompílio Guimarães

Curso de Informática Educacional
Módulo III


Publico alvo: Funcionários administrativos

Conteúdos abordados:

  • Navegação na Internet
  • Criação do Blog da Escola
  • Orientação quanto à veiculação de imagens e conteúdos na Internet

Observação:

Devido ao expediente de suporte técnico, que levou praticamente todo período da manhã, e também aos preparativos da escola para a Festa Junina para o dia 27/06/2009 – que mobilizou boa parte de professores e funcionários da escola – optamos por abreviar o Módulo III nesta escola. Necessária nova visita para fechamento adequado do curso.


Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

P.s.: Esta visita ocorreu em 26/06/2009

E. E. Dr. Pompílio Guimarães

Suporte Técnico


A escola possui conectividade à Internet provida por empresa local. Durante a visita tentamos configurar o Servidor Metasys Corporate para “distribuir” a conectividade entre o único cliente recebido pela escola e outro computador localizado na secretaria.

Efetuamos diversos testes, nos sistemas operacionais Ubuntu 8.04 e Metasys 2.2.0­0 (embarcado com o servidor). Alternamos a conectividade entre ambas as placas de rede (onboard e offboard) e verificamos não haver conectividade à Internet, bem como não ser possível a inicialização do cliente Metasys Corporate quando testamos a placa de rede offboard. A placa de rede onboard mostrou­-se funcional para ambas opções: Internet e Cliente Metasys. Originamos chamado de suporte junto à empresa Positivo para troca da placa de rede offboard defeituosa. Verificamos junto ao atendente que a garantia dos aparelhos é válida até 17/04/2010.

Em solicitação da direção, verificamos o funcionamento da impressora Okidata instalada no cliente Metasys. Não constatamos nenhum defeito e/ou mal funcionalidade nos diversos testes que fizemos na referida impressora (tendo sido o termo referente a esta visita impresso na impressora em questão).

Orientamos a direção que o NTE Leopoldina não dispõe de Técnico de Informática e que não mais absorverá o expediente de suporte técnico nas escolas.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

P.s.: Esta visita ocorreu em 26/06/2009













E. E. Coronel Vieira

Suporte Técnico


A E. E. Coronel Vieira conta com laboratório de informática do Projeto Escolas em Rede (SEE-MG) e conectividade à Internet provida pelas empresas Ruralweb (SEE-MG) e Oi (MEC/Proinfo).

Em visita à escola contatamos que ambas as conexões à Internet não estavam funcionais. O problema da conectividade provida pela Ruralweb estava na utilização equivocada de cabo de rede direto para conectar o aparelho da empresa ao servidor Metasys Corporate. Após a substituição do cabo, por um cabo de rede cross-over, a Internet ficou funcional, apesar de muito lenta. Tentamos originar chamado junto à Ruralweb mas não conseguimos devido ao bug no fechamento de "novas ocorrências" da página de encaminhamento de suporte técnico disponibilizada pela empresa.

Testamos a conectividade à Internet provida pela empresa Oi mas não conseguimos configurá-la segundo os padrões normalmente observados no projeto Proinfo. Efetuamos chamado de suporte junto a empresa.

Observamos que a direção escolar, apesar da escola não ser alvo dos Cursos de Formação Inicial para o Trabalho, tomou suas providências no sentido de dar aos professores interessados introdução básica e orientação sobre a utilização do laboratório de informática. Orientamos a diretora que o NTE Leopoldina está a disposição para eventuais treinamentos que por ventura se fizerem necessários, bem como com sugestões de cunho pedagógico na utilização do laboratório de informática.

Orientamos a direção a respeito da precariedade da rede lógica do setor administrativo da escola.

Orientamos a direção sobre a possibilidade de criação de um sítio na Internet em formato de blog, para exposição dos trabalhos e atividades de professores e alunos.

Orientamos a escola que o NTE Leopoldina não dispõe de Técnico de Informática e não mais absorverá o expediente de suporte técnico nas escolas.

A escola já utiliza o e-mail institucional

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

P.s.: Esta visita ocorreu em 25/06/2009














E. E. Dr. Alfredo Castelo Branco

Suporte Técnico


A E. E. Dr. Alfredo Castelo Branco conta com computadores provenientes dos projetos:

  • Escolas em Rede
  • Proinfo Integrado
A escola conta também com conectividade à Interent provida pela empresa:
  • Oi (MEC)
Em visita constatamos que todos os computadores do projeto Proinfo estão funcionais assim como seis computadores do Projeto Escolas em Rede. Ao chegarmos à escola a Internet estava funcional, no entanto, cerca de uma hora depois a Internet "caiu" e não mais retornou.

Tivemos dificuldade para localizar a chave do "rack" onde se encontrava o roteador da Oi, o que atrasou a localização do número do circuito para efetuarmos o chamado. Contudo, ao originarmos o chamado de suporte, descobrimos que o número do circuito da linha de dados da escola estava errado, conseguindo após, depois de muita insistência, localizar o número correto. Solicitamos à direção que "etiquete" novamente o aparelho com este número para futuros chamados.

Orientamos também que estes chamados podem ser efetuados pela escola através do 0800 para clientes corporativos da Oi - informado à escola - quando, por ventura, a Internet ficar indisponível.

Segundo solicitação da secretária Regina, testamos as impressoras do laboratório de informática e ambas estão funcionais. O termo referente a esta visita, inclusive, foi impresso na impressora OKI B2200n. A secretária Regina também solicitou-nos reparo nos computadores administrativos da secretaria; orientamos a direção que estes computadores estão em estado precário, tanto em termos de software (bugs na incialização do sistema, comportamento anômalo, etc.) quanto em termos de hardware (computadores antigos e já obsoletos).

Orientamos a direção que o NTE Leopoldina não dispõe de Técnico de Informática e não mais absorverá o expediente de suporte técnico nas escolas.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

P.s.: Esta visita ocorreu em 24/06/2009