sexta-feira

E. E. Augusto dos Anjos

Suporte Técnico


A E. E. Augusto dos Anjos possui laboratório de informática do projeto Escolas em Rede e conectividade à Internet provida pela empresa Oi do Projeto Escolas Conectadas do MEC.

Durante a visita observou-se que nenhum dos computadores do laboratório estavam funcionais. Dos 6 computadores 5 apresentaram falha de “latência da rede”, e um sequer inicializava.

Fizemos testes para descobrir o problema dos 5 clientes:
  • Alteração no sistema de Boot (PXELINUX/PXEGRUB);
  • Alteração na placa de vídeo
  • Remoção e readição dos clientes. Este procedimento funcionou.

Solicitamos reparo para o computador defeituoso junto à empresa Positivo. Desconfiamos que o problema do referido computador seja na fonte de alimentação - diagnóstico impreciso sem abertura do gabinete.

Observamos erro no diálogo de identificação da escola solicitado, nos clientes, após a instalação da atualização do CD de Monitoramento, ilustrado nas imagens abaixo:


Uma impressora Okidata Microline 1120 foi configurada em um dos clientes.

A Internet provida pela Oi (MEC) está funcional no laboratório com velocidade satisfatória em todos 5 clientes que estão funcionais atualmente.

Orientamos a direção quanto à extensão de mais um ponto de rede lógica na secretaria para viabilidade de conexão à Internet no computador administrativo situado neste setor. Orientamos também quanto ao acabamento dos pontos de rede lógica – fora do padrão da SEE-MG que consta no manual de instalação em posse da direção escolar.

A escola foi instruída na utilização do e-mail instituicional.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina







quinta-feira

E. E. São José

Suporte Técnico

A E. E. São José conta com laboratório de informática do Projeto Escolas em Rede. Conta com conectividade à Internet provida pelas empresas Ruralweb (SEE-MG) e Oi (MEC).

Ao chegarmos na escola verificamos que a Internet provida pela empresa Oi não estava disponível, tentamos proceder com chamado de suporte para restabelecimento da mesma. Contudo, não havia registro da designação do circuito fixado no aparelho da empresa, e o atendente disse não ser possível a realização do chamado. Tentamos solicitar atendimento com o supervisor do atendente, mas o mesmo estava em horário de almoço.

Algum tempo após a realização desta primeira tentativa de chamado de suporte a conectividade retornou - mesmo sem efetivamente efetuação do chamado de suporte. Após configuração no servidor Metasys Corporate a mesma se mostrou funcional. Laboratório Escolas em Rede em funcionamento e com Internet.

Não satisfeitos com a ausência da designação do circuito para efetuação de futuros chamados, entramos novamente em contato com a Oi e tentamos argumentar com a atendente sobre a necessidade da disponibilização de Internet na escola. Argumentamos também que a escola não poderia ser penalizada por equívoco da empresa. Solicitamos atendimento com o seu supervisor, mas a linha estava ocupada.

Entramos em contato com a SEE-MG e passamos o ocorrido solicitando informações de como proceder. A responsável pela mediação dos assuntos de conectividade nas escolas, disse já ter tomado as devidas providências, esperando contato do MEC com a relação das designações de circuitos das escolas.

A Internet provida pela empresa Ruralweb encontra-se funcional e em uso em um computador administrativo da escola.

Observamos um ponto de rede defeituoso na sala dos professores. Tentamos reparo do ponto na sala, mas não obtivemos êxito. Necessária checagem mais detalhada por empresa prestadora de serviços de cabeamento.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

P.s.: Infelizmente não foi possível registro fotográfico desta visita.

quarta-feira

E. E. Santa Rita

Suporte Técnico

Visita técnica feita na E.E. Santa Rita, município de Além Paraíba. A escola possui dois laboratórios de informática, sendo um do Projeto Escolas em Rede e outro PROINFO. A conexão à Internet é provida pela Oi e Ruralweb.

O servidor Metasys não reconhece a placa de rede offboard (Encore). Foram feitos testes em outras distribuições Linux Live-CD (Kurumim e Ubuntu), e a placa de rede ainda assim não foi reconhecida. Necessária a substituição da placa de rede offboard (10/100).

O aparelho da Ruralweb não acusa conectividade (led CON desligado). Tentamos efetuar chamado através do site da empresa, mas não obtivemos confirmação da realização do chamado (feito nos navegadores Firefox e Iceweaseal). O procedimento de abertura de chamado funciona até o fim, mas quando encaminhamos o chamado ao Help Desk, não há mensagem de retorno informando o número do protocolo do chamado.

Led CON desligado


Diálogo de confirmação de envio da ocorrência ao Help Desk

nenhuma mensagem de confirmação da ocorrência

Registramos aqui a perda de tempo que sofremos para localizar a Escola Estadual Santa Rita no sistema da empresa Ruralweb, a escola está cadastrada como: "EE STA RITA". A busca por município não funciona. Desejável padronização de chaves de identificação das escolas junto às empresas de conectividade - preferencialmente utilizando o já conhecido código Inep comum em diversos projetos da SEE-MG.

Localização da EE STA RITA

A escola conseguiu adquirir mesas para alguns computadores mas a maioria do laboratório funciona em mobiliário improvisado (mesas e cadeiras da Educação Infantil), inviável para utilização de alunos do Ensino Médio.



Clientes Metasys funcionando sem internet e computadores do Proinfo funcionais com internet Oi; dos computadores do Proinfo Integrado três apresentaram falha de consistência no sistema de arquivos na inicialização, sendo corrigido com o comando fsck -y; outros dois computadores com comportamento anômalo sendo que, um apresenta falha de abertura no gabinete na inicialização e outro reiniciando reiteradas vezes e apresentando o “POWER LED” apagado. Devido à falta de tempo hábil solicitamos à direção escolar que finalizasse o chamado junto à empresa Positivo.



Deixamos devidamente configurada e funcionando uma impressora matricial Microline Okidata num computador Proinfo; infelizmente uma impressora laser Okidata não foi configurada por estar sem toner, encontrando-se guardada no laboratório.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina



terça-feira

E. E. José Bittencourt de Souza

Suporte Técnico

alunas do Tempo Integral ensaiando para festa junina

A E. E. José Bittencourt de Souza possui dois laboratórios de informática, sendo um do Projeto Escolas em Rede e outro do Proinfo Integrado.

A conectividade à Internet é provida pela Oi e Embratel/Gesac, custeada pelo governo federal - utilizadas no laboratório de informática; e uma conexão local, custeada pela SEE de Minas Gerais utilizada pelo setor administrativo da escola.

O laboratório de informática estava inativo devido perda da configuração do servidor Metasys e da conexão OI.

O servidor Metasys foi desmontado e feito uma limpeza interna, logo a seguir montado e configurado. No reparo da conectividade, a linha de dados da Embratel não funcionou no Metasys e, conforme testes, funcionou intermitentemente no notebook do NTE com Linux/Ubuntu e também com Windows Vista.

Observou-se que a linha de dados da OI não chega até a escola com a velocidade contratada que é de 1 mega.

Encontramos no laboratório 03 mouses sem esfera, uma impressora Okidata inutilizada e um computador do PROINFO com defeito.

Foram abertos chamados para as seguintes empresas:

Positivo: reparo em um dos computadores do projeto Proinfo Integrado;

Oi: reparo da conexão intermitente, fora da faixa de 1 mega;

Tentou-se abrir chamado na empresa Embratel solicitando reparo da conexão da antena GESAC. Como não possuímos a designação do equipamento da escola e a burocracia da empresa exige o CNPJ do MEC, não conseguimos efetivar o chamado.

A escola já utiliza o e-mail institucional.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

gabinete lacrado + desaparecimento da chave

antes

depois

componentes limpos

mouses sem esfera e impressora

o laboratório possui ar condicionado

laboratório conjugado Proinfo + Escolas em Rede

segunda-feira

Um olhar Pedagógico

Uso da Internet



Em nossas visitas à escola, um dos assuntos que mais têm nos preocupado é a utilização da Internet pelos alunos.

A maioria dos Diretores, Professores e Supervisores nos abordam sobre a possibilidade de se bloquear alguns sites na Internet escola.

Os campeões de solicitação são Orkut, MSN e sites com teor erótico e ou pornográfico. Acontece que quando a escola toma essa atitude ela perde a oportunidade de educar o jovem para o mundo.

Não existem bloqueadores de site nas lan house pelo mundo à fora, é necessário que a escola faça dessa situação um detonador para o trabalho mais apurado com seu alunado.

Precisamos formar cidadãos que saibam respeitar limites, entender as barreiras sócio-comportamentais e à partir desses conceitos bem definidos criar parâmetros próprios, sem a imposição de censura pelos adultos.

O aluno é o protagonista da educação, sendo assim, devemos pensar em prepará-lo para viver numa sociedade onde tudo lhe é permitido e o ato de se discriminar o lícito e o ilícito será opção do mesmo.

Para que isso aconteça, a escola, no papel do Educador deverá trabalhar junto ao alunado o uso consciente da Internet, aprendendo a discernir as armadilhas virtuais.

Assim como não cabe à escola o papel de censor, não podemos jamais aceitar a idéia de adolescentes frequentando o laboratório de informática sem a tutela e orientação de um professor ou monitor previamente treinado, entenda-se por monitor alguém responsável, que vai orientar durante o acesso à Internet.

A visitação a sites com teor erótico, sensual sempre vai acontecer, seria anormal se adolescentes, cheios de curiosidade, com um mundo à distância de um click não ousassem buscar respostas para suas inquietações, acontece hoje e sempre irá acontecer.

O que jamais deve acontecer numa escola é que esses mesmos adolescentes naveguem nesse mar de oportunidade e se exponham não só à conteúdo impróprio e ofensivo mas, sejam vítimas fáceis para uma rede de pedófilos que navegam disfarçados de ovelhas, com nicks inofensivos , à busca de crianças e adolescentes, à deriva no cyber espaço.

É dever da escola acompanhar seus alunos, orientar quanto aos perigos das redes de relacionamento e, ao invés de barrar, ensinar ao alunado como usufruir de modo seguro toda riqueza de possibilidades que a grande rede oferece.

Encontramos muitos professores que já adotam essa postura inclusive, permitem que o aluno abra sua página de relacionamentos, pedem para ser adicionados e com isso abrem uma nova porta de interação com a "galera" da escola.

Um bom trabalho para todos nós!

Krissanthy S. Fourakis
Analista Educacional
NTE/SRE Leopoldina