sexta-feira

Olhar Pedagógico

Semana I - Trabalho em Campo

turma do 4º ano do ensino fundamental da E. E. Presidente Carlos Luz

Estamos findando hoje a primeira semana de visitas às escolas e nossa primeira avaliação é a seguinte: "Nossos professores têem sede de conhecer as novas TIC's e cabe a nós, formadores dos NTEs ir a campo, levar este conhecimento."
Fica difícil descrever a sensação que sentimos quando seguramos a mão de um educador e o ensinamos a manusear o mouse. Aquele educador, que já alfabetizou a tantos, sendo introduzido num mundo novo por nós.

A alegria deles quando criam sua primeira conta de e-mail, ou quando mostramos que existe um mundo virtual onde eles podem pesquisar sobre tudo dentro da sua disciplina e sobre o mundo atual.

Pode parecer exagero, eu também achava que "todo mundo" tinha noção do que era esse ambiente virtual, tão explorado na mídia, ledo engano!
Muitos de nossos educadores, principalmente de municípios mais distantes ainda se encantam quando percebem as infinitas possibilidades que um "click" pode oferecer.

Outra situação positiva é o verdadeiro diagnóstico da infraestrutura dos laboratórios de Informática espalhados pelas escolas e a qualidade de conexão oferecida às mesmas.

A SEE/MG e o MEC contratam serviços acreditando no comprometimento da empresa prestadora com a qualidade de conexão oferecidas às escolas, qualidade que tem deixado a desejar.

Ontem, na localidade de Conceição da Boa Vista o sinal oferecido pela empresa Embratel era de intermitente a nulo! Educadores ansiosos por aprender, laboratório montado, o Analista responsável pelo suporte técnico do lado, garantindo que tudo funcionasse perfeitamente enfim, o Estado cumprindo o seu papel e a empresa responsável pela conexão, no caso a Embratel, não oferecendo o mínimo de conectividade. Foi aberto chamado e solicitado reparo.
Em Itamarati de Minas a situação foi praticamente a mesma, só não foi pior porque conseguimos, pelo menos, criar todos os e-mails e os professores conseguiram conhecer um pouco da Internet por alguns parcos minutos.


Resumindo:
Lugar de atuação dos técnicos pedagógico e de suporte dos NTEs é em campo, nas escolas, precisamente, nos Laboratórios de Informática e Pontos de Presença, só assim teremos garantia de que as metas traçadas no que se refere à inclusão digital sejam atingidas.


Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

quinta-feira

E. E. Presidente Carlos Luz

Curso de Capacitação em Informática Educacional
Módulo I


Público Alvo: Professores e Funcionários Administrativos da escola


Conteúdo Abordado:

  • Motivação e orientação sobre o potencial educacional da utilização do computador como ferramenta pedagógica
  • Noções básicas de micro-informática
  • Sistema Operacional Linux – introdução à interface gráfica e paradigmas de interface
  • Introdução ao editor de texto OpenOffice Writer
  • Exercícios.

Conteúdos Pendentes (devido a problemas de conexão à Internet):

  • Navegação na Internet: websites, sites de busca
  • Regras de Etiqueta na Internet, ou Netiqueta.
  • e-mail: criação de um endereço eletrônico, anexação de arquivos, etc.
  • orientação sobre o desenvolvimento do Módulo II (Não presencial)

Nota:
Devido a problemas técnicos de conectividade à Internet os tópicos relacionados à interação e comunicação dos cursistas, bem como orientações de continuidade do curso (Módulo II) foram prejudicados.

Será necessária nova visita após reparo do equipamento da Embratel para sanar estas pendências.

Krissanthy S. Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina







E. E. Presidente Carlos Luz

Suporte Técnico

A E. E. Presidente Carlos Luz conta apenas com o laboratório do Projeto Escolas em Rede (SEE-MG). Após checagem dos clientes Metasys Corporate, verificamos que dos seis clientes apenas um apresentou problemas no monitor. Registramos chamado de suporte na empresa Positivo Informática.

Durante a realização do Curso de Capacitação em Informática Educacional, houveram por diversas vezes perdas de conexão a Internet provida pela empresa Embratel (programa Escolas em Rede). Foi registrado chamado de suporte para visita de técnico credenciado da empresa Embratel

Tentamos configurar o e-mail institucional da escola, contudo devido aos problemas de conectividade e também a problemas de autenticação e mudança de senha do Webmail, não foi possível deixar funcional o e-mail institucional da escola.


Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

quarta-feira

E. E. Luiz Salgado Lima

Suporte Técnico

A E. E. Luiz Salgado Lima conta com dois laboratórios de informática:

● Proinfo Integrado (MEC) – Primeiro Piso
● Escolas em Rede (SEEMG) – Segundo Piso

Durante a visita à escola, durante o turno da manhã, todo o tempo foi empregado na tentativa de resolver o problema de conectividade à internet provida pela empresa Oi para o projeto Proinfo Integrado. Achamos importante registrar as "desventuras em série" deste episódio:

  1. Ligamos para o telefone de suporte corporativo da Oi. Não foi possível originar o chamado de suporte pois o número de série do roteador estava ilegível;
  2. Entramos em contato diretamente com o técnico terceirizado da empresa - coisa de cidade pequena - e conseguimos decifrar o número de série. Sem ele não há possibilidade de originar chamado algum a Oi Clientes Corporativos;
  3. Retornamos a ligação a Oi solicitando a relocação da linha de dados da sala dos professores para o laboratório de informática, solicitamos também que verificassem a velocidade do link, pois em visita passada constatamos estar muito aquém dos 1Mb contratados pelo MEC;
  4. Após ouvir pacientemente todas nossas considerações a atendente argumentou que "relocações" não eram de sua alçada e transferiu a ligação para outro setor;
  5. Após alguns minutos de espera, na linha, a nova atendente solicitou o CNPJ do MEC. Tentamos argumentar que se tratava de uma escola pública estadual e ser a conectividade extensiva a todo território nacional. A atendente foi irredútivel na exigência do CNPJ, mas nos informou o 0800 do Fala Brasil (0800-616161) onde poderíamos conseguir o CNPJ;
  6. Ligamos para a Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação da SEE-MG tentando nos informar sobre o referido CNPJ, sem sucesso. Tentamos também na Diretoria de Apoio e Controle de Redes da SEE-MG, sem sucesso;
  7. Sem outra opção, ligamos para o Fala Brasil e após explicar o caso, e algumas consultas ao seu supervisor, a atendente informou que não dispunha do referido CNPJ. Pediu que entrássemos em contato diretamente com a Secretaria de Educação à Distância do MEC por e-mail;
  8. Enviamos o e-mail, e a escola aguarda posicionamento para que haja conectividade a Internet em seus laboratórios.

Durante a parte da tarde verificamos ambos laboratórios de informática.

Por praticidade e devido a problemas de espaço fomos obrigados a relocar o Servidor Metasys Corporate da sala dos professores para o laboratório do segundo piso. Durante a verificação constatou-se:

  1. Um estabilizador defeituoso;
  2. Um teclado não foi encontrado;
  3. Em um dos computadores, havia uma lagartixa morta presa à ventoinha da fonte do computador. Após abertura e limpeza da fonte, constatou-se que eram duas lagartixas Após limpeza o cliente mostrou-se funcional;
  4. Todos clientes do servidor Metasys Corporate funcionais e executando consideravelmente mais rápidos após a relocação do servidor para o laboratório.

Em relação aos computadores do Proinfo Integrado (laboratório do primeiro piso) observamos apenas dois computadores inoperantes e um mouse danificado. Novamente, outro episódio inusitado:

  1. Ligamos para o 0800 da Positivo Informática para originar os chamados de suporte;
  2. O atendente depois de alguns minutos verificou que havia erro nas datas de garantia dos equipamentos. Pediu que retornássemos em 30 minutos quando estes erros já teriam sido corrigidos;
  3. Encerramos o atendimento e, por falta de tempo hábil, nos vimos obrigados a solicitar à direção escolar que concluísse futuramente o chamado de suporte.

Infelizmente, devido a demanda de suporte técnico, não foi possível o suporte pedagógico à escola. Toda equipe do NTE foi necessária para o Suporte Técnico.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina








terça-feira

E. E. Isa Moraes Freitas

Curso de Capacitação em Informática Educacional
Módulo I

Público Alvo:
Professores, Auxiliar de Secretaria e Supervisor Pedagógico


Conteúdo Abordado:
  • Motivação e orientação sobre o potencial educacional da utilização do computador como ferramenta pedagógica;
  • Noções básicas de micro-informática;
  • Sistema Operacional Linux – introdução à interface gráfica e paradigmas de interface;
  • Navegação na Internet: websites, sites de busca;
  • Introdução ao editor de texto OpenOffice Writer;
  • e-mail: criação de um endereço eletrônico, anexação de arquivos;
  • Regras de Etiqueta na Internet, ou Netiqueta;
  • Exercícios e orientação sobre o desenvolvimento do Módulo II (Não presencial).

Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina



E. E. Isa Moraes Freitas

Suporte Técnico

O laboratório de informática da E. E. Isa Moraes Freitas é composto de computadores provenientes de dois projetos:

  • Escolas em Rede (SEE-MG)
  • Proinfo Integrado (MEC)

Atualmente o laboratório conta com conectividade à Internet provida pela empresa Embratel pelo projeto Escolas em Rede; e aguarda instalação da conectividade disponibilizada pelo projeto Proinfo Integrado - já agendado com a direção escolar.

Durante esta visita observou-se que dos oito computadores provenientes do Projeto Escolas em Rede apenas dois estavam funcionais, o restante - bem como um computador da sala dos professores - apresentava sinal sonoro intermitente. Foi diagnosticado que nestes computadores os pentes de memória estavam mal encaixados, problema crônico observado em visitas passadas à mesma escola. O reparo foi simples e imediato, bastando o reencaixe adequado dos referidos pentes de memória.

Com relação aos computadores do projeto Proinfo Integrado, observou-se que seis entre dez apresentaram falha no sistema de arquivos. Devido à realização do Curso de Capacitação em Informática Educacional não foi possível diagnóstico mais preciso do problema. Necessária reinstalação do sistema operacional Linux Educacional nas referidas máquinas - preferencialmente com versão mais atualizada. Como paleativo executou-se aplicativo de correção do sistema de arquivos (fsck); embora tal procedimento tenha surtido efeito para quatro computadores obsevou-se reincidência em outros dois.

Durante a realização do curso, observou-se intermitência na conexão à Internet provida pela empresa Embratel. Alguns testes foram feitos que acusaram conectividade aquém da esperada.


Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina