sexta-feira

Prazos Prorrogados

Oi pessoal,

Devido a motivos de ordem pessoal, não poderei acompanhá-los hoje a noite, como havia prometido.

Havia também me esquecido que o Dia do Funcionário público será comemorado na próxima segunda-feira, dia 26/10/2009 (fonte: TJ-MG), e não haverá expediente no NTE Leopoldina.

Por estes motivos, achei melhor prorrogar os prazos para entrega da Atividade n° 1: Linkar é preciso; e da Atividade n° 2: Falando do que sei para próxima terça-feira dia 27/10/2009.

Bom final de semana a todos!

Abraços,

Marcelo

Teoria dos Conjuntos

Teoria dos Conjuntos - Conjuntos Numéricos

quinta-feira

Parceria Produtiva: SEE/MG e MEC

Ação conjunta SEE/ MG e ProInfo Integrado

O Projeto Escolas em Rede, instituído pela Secretaria de Estado de Educação e o Proinfo Integrado, programa do MEC são dois projetos, de esferas diferentes porém que se complementam, tendo como objetivo prioritário a melhoria da Educação Pública no Estado de Minas Gerais e no país.

O Proinfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das tecnologias da informação e comunicação - TIC - no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

O Projeto Escolas em Rede, instituído pela Secretaria de Estado de Educação, visa propiciar às escolas do sistema estadual de ensino, oportunidades e condições de atuação de forma mais articulada e cooperativa por meio da cultura do trabalho em rede e da incorporação das novas tecnologias da informação às suas atividades educativas e administrativas.
Nós, técnicos do NTE/Leopoldina elaboramos este diário de bordo para registro de nossas ações em campo, no trabalho de Capacitação dos Professores nas TICs e na utilização da Internet como instrumento de apoio pedagógico.

A ações executadas pelos cursistas durante todo o trabalho de capacitação serão registradas neste diário de bordo.

Metodologia ou Tecnologia



fonte: Youtube - Unipac
(créditos ao final do vídeo)

Bom dia a todos!

Fonte: Photobucket

Educação

A arte de ensinar
Saber valorizar o aluno e orientá-lo no que for necessário
A missão do professor sempre se destacou pelo fato de trabalhar com a mais nobre realidade do mundo: o coração e a inteligência do ser humano. Nada é mais importante do que o ser humano. Se é nobre e necessário dominar o aço e os microorganismos, construir casas e computadores, muito mais nobre é formar o homem, senhor de tudo isto. Os sábios gregos já diziam: “dá-me uma sala de aula e mudarei o mundo!”
O jovem e frágil aluno de hoje, será o condutor da nação amanhã; o que for semeado hoje no seu coração, na sua mente e no seu espírito, será colhido amanhã pela sociedade. E o que o aluno espera de um Professor?
Em primeiro lugar que o professor seja honesto e honrado, exigências mínimas de quem carrega o título de mestre. Sabemos que o homem moderno está cansado de discursos, quer ver exemplos. O mestre romano Sêneca dizia que “de nada vale ensinar o que é a linha reta, se não ensinar o que é a retidão”.
Alguém já disse que o aluno só aprende com satisfação, quando o professor ensina com entusiasmo e sabe motivar o aluno. Sem isto o jovem não descobrirá a beleza da disciplina. É verdade que os alunos respeitam o professor que domina a matéria, mas isto ainda não é o suficiente. A primeira missão do professor é motivar para o aprendizado. “Um homem motivado vai à Lua, mas sem motivação não atravessa a rua”.
O aluno espera que o professor tenha paciência com ele que ainda não descobriu a beleza da matéria; tenha a humildade de não usar o seu conhecimento para humilhá-lo, e que não use do poder da avaliação para destruir a sua auto-estima. Ele quer ver o seu Professor fazer da Avaliação um momento, a mais, do aprendizado; elaboradas com equilíbrio, e corrigidas com esmero e justiça, sem fazer da prova uma guerra onde se cobra dele uma maturação na disciplina que ele ainda não teve tempo de alcançar.
O aluno espera que o professor prepare bem as aulas e que gaste tempo para se aprofundar na matéria. Sabemos que para ensinar bem, um pouco de uma disciplina, é preciso saber muito sobre ela. Quanto mais sabemos, mais os alunos gostam de nos ouvir. Nada pior para um aluno do que ter que assistir uma aula maçante, mau preparada, ministrada por alguém que não conhece o que ensina. É um grande desrespeito... para não dizer um crime.
O aluno espera que o professor ensine com didática, competência e clareza; tenha pontualidade de horário, apresentação adequada e saiba dominar a classe com liderança.
Ele quer ver o professor como um amigo que o trata com respeito, confiança, atenção e cordialidade; interessado em tirar as suas dúvidas e a apontar-lhes caminhos novos...
Por dever de consciência, cada professor tem que dar o melhor de si para a boa formação dos jovens. Aí estará, inclusive, a sua maior realização; para a pessoa honesta, é no bojo da virtude que ela encontra a verdadeira recompensa.
Cito algumas recomendações pedagógicas para o bom desempenho de um Professor(a):
1.Saber motivar os alunos para o que vai ensinar.
2.Dominar a matéria e atualizar-se.
3.Preparar bem as aulas.
4.Expor a matéria com clareza, ordem e seqüência lógica.
5.Preparar, aplicar e corrigir as avaliações e provas com esmero, equilíbrio e justiça.
6.Ser assíduo, pontual e bem apresentado.
7.Tratar todos os alunos com respeito, atenção e cordialidade, sem com isto confundir as funções de cada um.
8.Manter a disciplina na classe.
9.Atender bem os alunos e tirar suas dúvidas, seja em classe ou fora dela.
10.Saber valorizar o aluno e orientá-lo no que for necessário.
É no banco da Escola que se formam os homens e as mulheres que um dia exercerão o poder, e conduzirão a História, nas mais variadas atividades e organizações. Muitos já disseram que “as palavras têm mais força do que os canhões”. Esta é a nobre missão: formar a juventude, não só no aspecto científico e técnico, mas também – e principalmente – no aspecto humano, moral e ético. Sem a primazia da pessoa sobre a coisa, da moral sobre a ciência e da ética sobre a técnica, a humanidade corre sérios riscos, como pudemos ver pelas desastradas guerras e morticínios do recém encerrado século XX. O mundo, sem dúvida, encontra-se diante de uma encruzilhada, e o bom caminho a seguir só poderá ser discernido pelo bom entendimento da ciência com a moral. E isto depende de dos professores.

FelipeAquinofelipeaquino@cancaonova.comProf. Felipe Aquino, casado, 5 fihos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de Aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Conheça mais em Blog do Professor FelipeSite do autor: www.cleofas.com.br

quarta-feira

Motivação

um exemplo de dedicação e motivação!

Postado por Almir B. Marchioni

Realidade

POEMA DE DRUMOND



Não me leias se buscas
flamante novidade
ou sopro de Camões.
Aquilo que revelo
e o mais que segue oculto
em vítreos alçapões
são notícias humanas,
simples estar - no - mundo,
e brincos de palavra,
um não-estar-estando
mas de tal jeito urdidos
o jogo e a confissão
que nem distingo eu mesmo
o vivido e o inventado.
Tudo vivido? Nada.
Nada vivido? Tudo.
A orelha pouco explica
de cuidados terrenos
e a poesia mais rica
é um sinal de menos.
( Poema de Drumond que serviu de orelha para o livro POEMAS, 1959 )

Todos de mãos dadas para juntos seguirmos neste projeto!
Abraço...


"Quem ri por último,
perdeu todo o tempo
que passou sem rir."
(Eno Teodoro Wanke)

Valeu pessoal!
Bjos pra todos.

Inclusão digital

Pelo que percebo a inclusão digital não é imediata. Com ajuda, a reflexão acontece de modo a favorecer a descoberta de caminhos e maneiras de atuar em um objeto que para mim ainda é um bicho de sete cabeças: "computador". Sei também que ao conseguir lidar com as sete cabeças desse bicho, aparecerão outras; por conta da TICs.


Após o almoço...

"Se mexer, pertence a Biologia. Se feder, pertence a Química. Se não funcionar, pertence a Física. Se ninguém entende, é Matemática. Se não faz sentido, é Economia ou Psicologia. Se não mexe, não fede, não funciona, ninguém entende e não faz sentido... Com certeza é Informática!"


Eu quero praia e água de coco. Tudo de bom!

ENVOLVIMENTO


"SE VOCÊ ME CONTAR, EU VOU ESQUECER. SE VOCÊ ME MOSTRAR, EU VOU LEMBRAR. SE VOCÊ ME ENVOLVER, EU VOU ENTENDER" Confúcio