quinta-feira

Proinfo Integrado: Apresentação

A Secretaria de Educação a Distância, em 2007, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, elaborou revisão do Programa Nacional de Informática na Educação - Proinfo Integrado.

Essa nova versão do programa, instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo e postula a integração e articulação de três componentes:

  • a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à Internet - banda larga);
  • a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
  • a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD escola, etc.

Neste contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o curso de Introdução à Educação Digital (40h) e o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h).

O objetivo central desse programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente a:

  • promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral;
  • dinamizar e qualificar os processos de ensino e aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.

Esse programa cumprirá suas finalidades e objetivos em regime de cooperação e colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.

terça-feira

Capacitação em Informática Educacional

AÇÕES DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SRE/LEOPOLDINA

CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES

Ação prioritária:

Capacitação dos Supervisores Pedógicos, Auxiliares de Secretaria e Professores para uso da Biblioteca que atuam em escolas estaduais, onde foram montados Laboratório de Informática e que ainda não participaram de Capacitações oferecidas pela DTAE/SEE, aprimorando a utilização do Computador e da Internet como meio de Informação e Comunicação e Ferramenta Pedagógica. A prioridade é capacitar o Corpo da escola para que, posteriormente, os mesmos possam criar seu material de trabalho e divulgá-los através do CRV e promover o bom uso e manutenção do Laboratório de Informática.

Público Alvo: Supervisor Pedagógico e Professor para uso da Biblioteca.

Por que capacitar Professor para uso da Biblioteca?

Porque o objetivo é criar uma equipe de professores que além de servir como suporte pedagógico ao Regente da Sala de Aula, criando material de trabalho utilizando às novas TICs, estes tenham também a disponibilidade de monitorar o uso do Laboratório de Informática, auxiliando no bom uso e manutenção do equipamento, evitando assim depredação do patrimônio da escola.

Objetivo:

Preparar o Corpo Escolar para a utilização do computador como ferramenta pedagógica, inserindo conteúdo programático nas aulas na sala de Informática.

Carga Horária:

Ø 02 módulos I e III presenciais, de 08 horas = 16h;

Ø 01 módulo à distância de 24 horas (monitoramento através da Internet);

Ø Apresentação, correção e postagem dos Trabalhos: 4 hora de atendimento;

Krissanthy Fourakis - Analista Educacional

Suporte Pedagógico NTE/Leopoldina