terça-feira

E. E. Isa Moraes Freitas

Curso de Capacitação em Informática Educacional
Módulo III


Público Alvo: Professores e Funcionários Administrativos da escola

Conteúdo Abordado:

  • Motivação e orientação sobre o potencial educacional da utilização do computador como ferramenta pedagógica
  • Revisão
  • Sistema Operacional Linux - Introdução à interface gráfica e paradígmas de interface
  • Navegação na Internet: websites, sites de busca
  • Editor de Texto OpenOffice Writer

Krissanthy Silva Fourakis Cândido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

E. E. Isa Moraes Freitas

Suporte Técnico

Constatamos que o switch responsável pela conectividade dos computadores do projeto Proinfo apresentou mal funcionamento. Originamos chamado de suporte junto à empresa Positivo.

Constatamos que foi instalada a conectividade à Internet proveniente do projeto Proinfo (MEC) e provida pela empresa Oi. Verificamos que a velocidade esperada de 1Mb está efetivamente chegando à escola.

Dois computadores do projeto Proinfo apresentam mal funcionamento do "mouse". Não efetuamos chamado de suporte por acreditarmos se tratar de problema no sistema operacional (Linux Educacional). Infelizmente, devido à falta de tempo hábil não procedemos com a reinstalação do referido sistema operacional nestes dois computadores.

Procedemos também com o cadastramento de todos computadores do projeto Proinfo junto ao Servidor Metasys Corporate, disponibilizando-se assim 10 novos "clientes" para utilização no repasse dos Cursos de Formação Inicial para o Trabalho. Note-se que esta nova opção de inicialização dos computadores do Proinfo só estará disponível após reparo/substituição do switch defeituoso. Acreditamos que os dois computadores supra-citados com problemas no mouse funcionem a contento como clientes do Servidor Metasys Corporate, até que seja possível reinstalarmos o sistema operacional das duas estações de trabalho.

Para efetuar a inicialização pelo Servidor Metasys Corporate é necessário seguir estes passos:

  1. ligar o computador;
  2. pressionar a tecla F8 na inicialização até que o Menu de Boot seja mostrado;
  3. selecionar a opção: VIA boot agent;
  4. esperar pela inicialização do cliente e fazer o login normalmente.

Marcelo Barreiros Furtado

Analista Educacional
SRE Leopoldina

segunda-feira

E. E. Presidente Carlos Luz

Suporte Técnico


Nesta visita buscamos nos focar nas dificuldades observadas anteriormente quando do repasse do Curso de Informática Educacional. Participaram desta revisão as professoras: Filomena Marley Arruda, Rosa Maria Marchito da Silva e Irecê da Conceição Ferreira; e as funcionárias Liene Ferreira de Mattos Leandro (Secretária) e Inez Aparecida Oliveira Fernandes (ATB).

  • Paradigmas de Interface do ambiente gráfico do KDE;
  • Coordenação motora na utilização do mouse;
  • Navegação na Internet;
  • Introdução ao Editor de Textos OpenOffice Writer (Liene e Inez).


Em conversa com o professor Márnio, soubemos que o mesmo já utiliza do laboratório de informática junto com suas turmas de Educação Artística e Educação Física para explorar conteúdos pertinentes na Internet e enriquecer suas aulas. Sugerimos ao professor a criação de um blog para registro das atividade de suas turmas e deixamo-nos à disposição quanto às orientações que por ventura se fizerem necessárias.

Observamos que um dos estabilizadores de tensão estava defeituoso e registramos chamado de suporte junto à Empresa Positivo (telefone 0800-644-6591) registrado segundo o protocolo 1612436. Verificamos que os equipamentos do laboratório de informática possuem garantia até Abril de 2010.

Orientamos à direção que o NTE Leopoldina não possui Técnico de Informática e não mais absorverá o expediente de suporte técnico nas escolas.


Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

P.s.: Esta visita ocorreu em 19/06/2009





E. E. Marco Aurélio Monteiro de Barros

Suporte Técnico


Em visita à E. E. Marco Aurélio Monteiro de Barros, fornecemos orientações básicas quanto à utilização do laboratório de informática às funcionárias: Márcia Souza Lopes, Delizete de Fátima Marinho Maximiano, Angela Maria de Oliveira.

Segue abaixo relação simplificada dos principais tópicos abordados:
  • Histórico simplificado do sistema operacional Linux;
  • Sistema de arquivos;
  • Paradigmas de Interface do ambiente gráfico do KDE;
  • Introdução ao editor de Textos OpenOffice Writer.
Devido a um equívoco de planejamento do NTE, o andamento das atividades foi prejudicado uma vez ter sido a data antecipada – comprometendo o agendamento do laboratório e disponibilidade das funcionárias.

Verificamos que todos clientes do Servidor Metasys Corporate, assim como os computadores do Projeto Proinfo estavam funcionais e com acesso à Internet.

Orientamos à direção que o NTE Leopoldina não dispõe de Técnico de Informática e não mais absorverá o expediente de suporte técnico nas escolas.

A escola já possui um blog, mas encontra­se desativado. Orientamos à direção que o blog é uma ótima ferramenta para o envolvimento de professores, alunos e a comunidade escolar como um todo, e que como iniciativa legítima da própria escola seria ótimo que tivesse continuidade.


A escola já utiliza o e­mail institucional.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

P.s.: Esta visita ocorreu em 18/06/2009




E. E. Enéas França

Suporte Técnico



A E. E. Enéas França conta com laboratório de informática do Projeto Escolas em Rede (SEE-MG) e Internet provida pela empresa Oi (MEC/Proinfo).

Em visita ao laboratório procedemos com verificação dos clientes, e constatamos que todos estão funcionais e com acesso à Internet, embora dois deles estivessem sem cabos de rede. Orientamos à direção para repor os cabos que estavam faltando. Reconfiguramos também uma das impressoras matriciais que encontram-se no laboratório.

Em conversa com a diretora, constatamos que a utilização do laboratório está sendo feita predominantemente pelo setor administrativo da escola, uma vez que a escola não é alvo dos Cursos de Formação Inicial para o Trabalho disponibilizado pela SEE-MG. Informamos à direção que o NTE Leopoldina está à disposição para apresentar o laboratório aos professores interessados na utilização da sala. Pedimos que a direção estude com os professores data e horário mais adequados para aplicarmos a um “mini-curso” de informática básica.



Orientamos a direção que o NTE Leopoldina não dispõe de Técnico de Informática e que não mais absorverá o expediente de suporte técnico nas escolas.

A escola já utiliza o e-mail institucional.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

P.s.: Esta visita ocorreu em 17/06/2009