quinta-feira

E. E. Astolfo Dutra

Suporte Pedagógico


A escola possui o blog Educação Integral -Ast Dutra. Neste, encontra-se publicada a produção artístico-textual do Festival Cantos e Encantos da Poesia, iniciativa da própria escola desde 2002.

Em cada festival é editado um livro contendo as poesias de autoria de alunos e professores, e publicado pela própria escola - tendo sido contemplada com recursos para tal desde 2008 pelo GDP.



Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

E. E. Astolfo Dutra

Suporte Técnico

falha no cadastramento da escola no diálogo do sistema de monitoramento

A E. E. Astolfo Dutra conta com laboratório de informática do Projeto Escolas em Rede (SEE-MG) e conectividade à Internet provida pelas empresas Oi (Proinfo/MEC) e RuralWeb (SEE-MG). A escola foi pré-selecionada no penúltimo pregão do MEC, contudo devido a não preencher as condições listadas no termo de infra-estrutura, não foi contemplada. Hoje após reforma e aquisição de mobiliário, a escola atende os requisitos exigidos pelo MEC e aguarda ansiosamente nova oportunidade para submeter-se a uma nova seleção.

Constatamos que no laboratório, quatro clientes apresentam problemas, a saber:

  • Um dos clientes apresenta sinal intermitente na inicialização. Provável problema de encaixe do pente de memória - necessária desmontagem do computador e reencaixe do pente;
  • Um dos clientes apresenta ruído proveniente do contato da fiação interna com o cooler - necessária desmontagem do computador e fixação das fiações em contato com o cooler;
  • Dois clientes não iniciam devido a problemas de cabeamento da rede lógica - necessária recrimpagem dos cabos.
Orientamos à direção que o NTE Leopoldina não dispõe de Técnico de Informática para a execução das atividades supra-relacionadas, e que não mais absorverá este expediente de suporte técnico.


Constatamos mais uma vez a instabilidade da versão 2.2.1-31 do Servidor Metasys Corporate, versão atualmente instalada na escola. Observamos que em alguns laboratórios - oriundos do primeiro pregão da SEE-MG - onde foi instsalada esta versão, as placas de rede (onboard/offboard) frequentemente param de ser reconhecidas pelo sistema operacional. Após resetar manualmete as configurações do Servidor Metasys para o modo "Somente Servidor" e retornar ao modo "Servidor e Gateway" por algumas vezes, as placas de rede voltam a ser reconhecidas pelo servidor.

Entramos em contato com o funcionário Altair da International Syst lotado na SEE-MG e informamos o diagnóstico e solicitamos orientações.


Marcelo Barreiros Furtado

Analista Educacional
SRE Leopoldina


P.s.:
Esta visita ocorreu em 16/06/2009.

a escola ainda não dispõe de rack para acomodar adequadamente os aparelhos de conectividade

laboratório

indicação dos "prováveis" problemas relativos ao suporte técnico