sexta-feira

E. E. Manuel Inácio Peixoto

Suporte Pedagógico

Orientamos o Professor Sebastião Antônio dos Santos, professor do curso de Linux, (Cursos de Formação Inicial para o Trabalho), sobre a utilização de referências na Internet para o conteúdo específico do seu curso, a saber: Guia Foca.

O professor Sebastião e a professora Márcia Marazo Pinto, professora do curso de QCad, questionaram-nos a respeito da necessidade do CPF para o Registro de Turmas no site do Promédio da SEE-MG. Informamos que esta é realmente uma exigência da SEE-MG, e que maiores informações neste sentido podem ser obtidas com a Equipe do Promédio da SRE Leopoldina. Orientamos também a respeito da expedição do referido documento, segundo instruções no site da Receita Federal.


Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

E. E. Manuel Inácio Peixoto

Suporte Técnico

A E. E. Manuel Inácio Peixoto conta com laboratório do projeto Escolas em Rede (SEE-MG). A escola conta com conectividade a internet provida por empresa local, contratada com recursos disponibilizados pela SEE-MG até próximo pregão de conectividade. A escola não recebe conectividade de nenhum projeto do governo federal (i.e.: Proinfo e Gesac). A escola também possui laboratório de Montagem e Manutenção de Computadores.

laboratório de informática do Projeto Escolas em Rede

A sala do laboratório de informática apresenta forte cheiro de mofo, e sinais de infiltração. Necessária solução para esta condição insalubre, tanto a professores quanto a alunos.

o escaninho providenciado para os alunos está mofado

sinais de infiltração

Quatro clientes do laboratório de informática não estavam funcionais. Reconfiguramos os parâmetros do Setup de um destes computadores, e o problema foi resolvido.

Dos outros três computadores, um já foi reparado pela turma de montagem e manutenção de computadores do Professor José Célio Gomes da Silva. Os outros dois computadores estão ainda sendo avaliados.

periféricos dos computadores em manutenção

computador reparado

computadores ainda em manutenção

O NTE Leopoldina, encoraja toda e qualquer iniciativa dos professores dos cursos de montagem e manutenção de computadores em solucionarem as questões de suporte técnico da escola, disponibilizamo-nos também para qualquer dúvida ou dificuldade encontrada.

laboratório de montagem e manutenção de computadores

A conectividade a Internet, apresenta-se muito instável no laboratório de Informática e no setor administrativo também, verificamos que a velocidade média gira em torno de 50 Kbps. Necessário que a direção discuta com a empresa contratada as condições estipuladas quanto à velocidade.

instabilidade da conexão a Internet


Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

quinta-feira

E. E. Capitão Godoy


Suporte Técnico



A E. E. Capitão Godoy conta com computadores provenientes dos projetos:

  • Escolas em Rede (SEE-MG)
  • Proinfo Integrado (MEC)

A escola conta também com conectividade à Internet provida pelas empresas:
  • Embratel/Gesac (Ministério das Comunicações) – funcional mas desativada.
  • Oi (MEC) – funcional em alguns computadores

Em nossa visita detectamos uma série de problemas, descritos abaixo:

  • Necessário extensão da rede elétrica do laboratório de informática, que antes suportava 10 pontos, para a capacidade de 20 pontos;
  • Segundo a direção escolar, há problema de goteira d'água no laboratório – ocasionado pela danificação de algumas telhas na cobertura da sala;
  • Disposição dos computadores na sala é precária devido a limitação de rede lógica por parte dos clientes Metasys Corporate e a falta de pontos de energia elétrica suficientes a todos computadores;
  • O roteador wireless dos computadores Proinfo, tinha sido resetado e consequentemente perdido suas configurações. O aparelho foi reconfigurado.
  • Após perdermos algum tempo tentando descobrir o porquê da instabilidade da Internet da Oi, descobrimos que o problema se encontrava no conector da linha de dados. Paleativamente fixamos o referido conector à parede com “fita adesiva”. Necessária solução definitiva. O problema de instabilidade foi corrigido após este procedimento.
  • Apenas 3 computadores Proinfo estavam “logando” normalmente; os demais apresentavam problemas de login. Em cinco destes computadores, instalamos experimentalmente a distribuição Ubuntu (versões 8.04 e 8.10). Para acessá-los basta utilizar o login: alunos e senha: alunos;
  • Devido à falta de tempo hábil, não foi possível sequer diagnóstico do servidor Metasys Corporate, e conectividade à Internet em seus clientes. Necessária nova visita para solucionar esta e outras pendências (como por exemplo falta de conectividade na secretaria da escola);
  • A conectivade a Internet provida pela empresa Embratel/Gesac está funcional, mas ociosa uma vez que o Servidor Metasys Corporate e, consequentemente o laboratório do Projeto Escolas em Rede não estão funcionais.

Devido a quantidade de expediente de suporte técnico não foi viável a realização da capacitação do curso de Informática Educacional planejado pelo NTE.
Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina


Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

disposição dos aparelhos de conectividade antes da arrumação

disposição dos computadores precária

Diretora Stella ajudando-nos na arrumação do laboratório

o ar condicionado do laboratório está estragado

antiga antena Gesac (desativada)

nova antena Gesac (Embratel)

aparentemente, a Oi (Proinfo Integrado) estava sem conectividade

também sem conectividade no Notebook do NTE

paleativo "a la durex" para resolver o problema de instabilidade

Problema resolvido? Não, protelado.
Necessária fixação correta do conector da linha de dados.



alguns computadores do Proinfo com problemas foram
formatados para o Ubuntu


problema de infiltração no teto do laboratório

quarta-feira

E. E. Barão de São Geraldo

Suporte Técnico

A E. E. Barão de São Geraldo conta com computadores provenientes dos projetos:


  • Proinfo Integrado (MEC)
  • Escolas em Rede (SEE-MG)


A Escola conta com conectividade à Internet provida pela empresa Ruralweb (Projeto Escolas em Rede).

Diagnosticamos mal contato no conector da placa de rede offboard do Servidor Metasys Corporate, que ocasionava, com frequência, perda da conexão da Internet. Após manutenção e ajuste manual dos contatos do conector da placa de rede o problema foi resolvido.

Diagnosticamos também 4 clientes Metasys Corporate com problemas, a saber:

  • 2 computadores (rotulados como aluno3 e aluno4) acusando sinal sonoro intermitente, típico de placa de memória mal encaixada.
  • 2 computadores que não inicializam (rotulados como aluno9 e aluno10).


Conseguimos abrir os cabinetes correspondentes aos computadores rotulados como aluno3 e aluno10. Confirmamos o diagnóstico do aluno3 e o computador está funcional após reencaixarmos a placa de memória. Diagnosticamos problema de fonte de alimentação no computador rotulado como aluno10 – sem tempo hábil para checagem de defeito na placa mãe e/ou processador. Necessária substituição da fonte de alimentação.

Infelizmente nos computadores rotulados como aluno4 e aluno9 não foi possível abertura do gabinete uma vez que os mesmos, aparentemente, foram fechados com auxílio de parafusadeira elétrica.

Observamos também que persiste a questão do cabeamento de rede lógica que liga o servidor ao laboratório de informática. A saber, o cabeamento é distribuído até a biblioteca (antigo local do laboratório de informática) para depois voltar – pelo mesmo conduíte – até alcançar o laboratório de informática. Esta “volta” e consequente dependência de um hub/switch de 8 portas impacta na utilização dos clientes Metasys Corporate.

Orientamos também os professores José Antônio de Carvalho e Antônio Márcio Zoffoli na utilização do laboratório de informática e questões referentes ao cancelamento de trabalhos de impressão nos computadores do Proinfo Integrado – confiamos a senha de root dos computadores do Proinfo Integrado a estes professores.


Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina


Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

terça-feira

E. E. Miranda Manso

Suporte Técnico

Alunos do ensino fundamental da E. M. Maria Luíza Torres Martins
coabitante com a E. E. Miranda Manso


A E. E. Miranda Manso conta com dois laboratórios de informática:

  • Proinfo Integrado (MEC) – instalado e funcional na sede da escola;
  • Escolas em Rede (SEE-MG) – relocado para o segundo endereço da escola situado na E. M. São Domingos – que necessita de visita técnica de suporte para configuração do servidor Metasys Corporate.

A escola conta com conectividade provida pela empresa Embratel (Projeto Escolas em Rede).

técnico da Telemonte - Terceirizada da Oi

Durante a nossa visita a escola recebeu também a visita de técnico da empresa Oi responsável pela instalação da Internet do Projeto Escolas Conectadas (MEC), que procedeu com a instalação da infra-estrutura necessária para a ativação da conectividade – a ser feita em outra oportunidade.

antena Embratel/GESAC, na caixa, aguardando instalação

A escola recebeu também no início deste mês uma antena de conectividade via satelite da empresa Embratel do projeto GESAC do Ministério das Comunicações; e aguarda visita do técnico responsável pela instalação.

Como na sede a escola teria três conexões à Internet (Embratel/SEE-MG; Oi/MEC; e Embratel/GESAC) entramos em contato com a Diretoria de Tecnologias Aplicadas a Educação (DTAE) da SEE-MG solicitando relocação de uma das conectividades para o segundo endereço da escola. A analista responsável pelos assuntos de conectividade da referida diretoria, após consultar as opções disponíveis, nos orientou que é inviável a relocação de qualquer uma das conectividades por questões contratuais. Segundo a analista, a solução para o segundo endereço seria viável em futuro pregão de conectividade à Internet realizado pela SEE-MG.

O laboratório do Proinfo na sede da escola está funcional e com conectividade à Internet.


um dos computadores Proinfo feito de Servidor Metasys Corporate
(após adição de uma placa de rede offboard)

O laboratório funciona em dual boot (Metasys Corporate\Linux Educacional) por questões de repasse dos Cursos de Formação Inicial ao Trabalho.

Observamos intermitência na conectividade à Internet e registramos chamado de suporte na empresa Embratel. Observamos também no laboratório que um dos computadores, configurados como clientes Metasys Corporate, perdeu o registro do MAC ADDRESS da placa de rede, sendo necessário reconfiguração do cliente. Caso este mesmo cliente perca novamente as configurações será necessário efetuar chamado de suporte na empresa Positivo (telefone 08006446591 – necessário anotar o número de sério do computador situado na parte posterior do gabinete).

A escola já utiliza o e-mail institucional.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

P.s. Este termo de visita refere-se a visita feita ontem, 25/05/2009.

laboratório de informática funcionando com Linux Educacional

laboratório de informática funcionando com Metasys Corporate


antena Embratel/Projeto Escolas em Rede


tentamos orientar a escola na utilização do PAAE

mas infelizmente o servidor da SEE-MG retornou-nos erro

página de erro retornada ao tentar acessar o PAAE

laboratório de informática divide espaço com a sala dos professores

Antena da Embratel/Projeto Escola em rede
montada em frente a uma quadra poliesportiva.