sexta-feira

E.E. Justiniano Fonseca

Suporte Técnico

Esta visita ocorreu em 08/07/2009

A E.E. Justiniano Fonseca possui dois computadores (servidor e um cliente) do Projeto Escola em Rede (SEE-MG) e conta com a conectividade à internet provida pela empresa RuralWeb do emso projeto. A escola aguarda o término das obras de reforma onde está prevista a construção de um Laboratório de Informática para se submeter ao processo de seleção do PROINFO (MEC).
Durante a visita detectamos os seguintes problemas:

  • Falha do CUPS do Servidor Metasys versão 2.2.0 - não reconhece a porta de impressão paralela;
  • Não reconhecimento da webcam que acompanha os computadores do último pregão dno Servidor Metasys Corporate;
  • Diagnosticamos um cabo de rede defeituoso na Sala dos Profesores, onde eventualmente é conectado o notebook da escola - orientamos a substituição do mesmo.
  • Detectamos mal funcionamento na impressora e copiadora Kyocera KM-1635 - tentamos contactar o suporte técnico para solucionar o mesmo, foi inviável um diagnóstico e reparo por telefone. A direção da escola agendou com a empresa responsável o suporte devido por estar o aparelho dentro do prazo coberto pela garantia.

Em relação aos dois primeiros tópicos, orientamos a direção que é necessária posição da SEE-MG quanto a definição da versão corrente do Metasys, uma vez que tem sido suspensa a instalação da versão maisrecente devido falhas apresentadas no siatema operacional. Esclarecemos ao diretor que todos os equipamentos provenientes do projeto Escolas em Rede ainda se encontram em prazo de garantia. Maiores detalhes e abertura de chamado podem ser feitos pelo telefone: 0800-644-6591 Empresa Positivo. Orientamos a direção que o NTE Leopoldina não dispõe de Técnico de Informática e não mais absorverá o expediente de suporte técnico nas escolas.

Krissanthy Silva Fourakis Cândido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

E. E. Miranda Manso

Suporte Técnico

Esta visita ocorreu em 07/07/2009

Constatamos que, em relação à ultima visita, a situação da escola referente à conectividade à Internet, permanece praticamente a mesma:

  • A escola recebeu antena da Embratel, referente ao Projeto GESAC, que aguarda, na caixa, a instalação pela empresa;
  • A escola, apesar da vistoria da Telemonte, terceirizada da Oi, feita em 25/05/2009, ainda aguarda a instalação da infra-estrutura e ativação da linha de dados disponibilizada pelo MEC.
  • A conexão da Embratel referente ao Projeto Escolas em Rede (SEE-MG) mostrou-se um pouco mais estável que na última visita, sendo a única conectividade funcional na escola.
Em relação à pendência da instalação da conectividade à Internet disponibilizada pelo MEC (Empresa Oi), observa-se que no mesmo dia da referida vistoria (25/05/2009), foi instalada a infra-estrutura necessária na E. M. Maria Luiza Torres Martins - cohabitante com esta escola. Tentamos proceder com abertura de chamados na Oi Corporativo para obter maiores informações sobre a instalação e ativação pendente na E. E. Miranda Manso, contudo em ambas tentativas não conseguimos esclarecimento para nossas dúvidas. Como de praxe, solicitaram-nos que procurássemos o MEC para a solução destas pendências.

A pedido do Sr. Antônio Carlos Rezende (funcionário público em ambas as escolas, municipal e estadual) efetuamos as configurações necessárias ao funcionamento da internet disponibilizada pelo MEC à E. M. Maria Luiza Torres Martins.

Tentamos auxiliar a diretora na busca da solução dos problemas responsáveis pela não efetuação do PAAE. Segundo a direção, foi informado pelo setor responsável na SEE-MG, que o problema observado na última visita seria algo interno à escola, sendo algo referente ao funcionamento dos computadores; contudo o site do referido projeto não estava mais aceitando o login de usuários - provavelmente devido à expiração do prazo. Não foi possível portanto, uma apontação mais precisa do problema.

Krissanthy Silva Fourakis Cândido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina


E.E. Miranda Manso

Capacitação em Informática Educacional

Esta visita ocorreu em 07/07/2009

O curso de capacitação foi adiado devido a coincidência de datas do PGDI da Diretora e da Reunião Pedagógica realizada com professores dos ambos turnos.

Orientei a Professora Ermelinda, do FIT sobre como funciona a estrutura do Laboratório Metasys, a criação de contas de armazenamento de Dados no Servidor.


Krissanthy Silva Fourakis Cândido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

E. E. Professor Botelho Reis

Suporte Técnico

Esta visita ocorreu em 01/07/2009


A E. E. Professor Botelho Reis possui computadores provenientes dos projetos Escolas em Rede (SEE-MG) e PROINFO (MEC), a conectividade à Internet é provida pela empresa Oi (MEC/Proinfo) alocada para o laboratório de informática além da conectividade para o setor administrativo, contratada pela empresa local.


Em visita à escola detectamos algumas falhas rotineiras de arquivos observadas no Linux Educacional versão 2.0, tendo sido corrigidas com a execução do comando fsck.

Observamos também que alguns clientes do servidor Metasys estavam sem teclados e/ou mouse, estando os periféricos presentes no laboratório de informática porém, desconectados.
Um dos computadores PROINFO (Nº de série 2005106) não inicia, procedemos então com a abertura do chamado de suporte junto a empresa POSITIVO, registrando segundo o protocolo nº 1630220, sendo o prazo de atendimento de 24h úteis.

Em conversa com a profª Maria Alice foi relatado que a conexão à Internet, por vezes, mostrou-se instável e/ou lenta quando da utilização simultânea dos 20 computadores presentes no laboratório. Orientamos a proceder com expediente de permuta das atividades de consulta à Internet e demais atividades pertinentes ao seu curso. Orientamos também à professora como inicializar os computadores do PROINFO de modo a se inicializarem como clientes do Servidor Metasys.

Ao testarmos os computadores do laboratório de Informática, constatamos que a escola conta com a colaboração de um ex-aluno responsável pelo mesmo e pela criação de uma home page para a escola:

http://www.ginasioleopoldinense.hd1.com.br

Orientamos à Direção que o NTE Leopoldina apoia a iniciativa das escolas em encontrarem soluções de expediente prático para os problemas de suporte técnico aos computadores bem como a divulgação das atividades para a comunidades escolar através da referida página de Internet.


Orientamos a escola que o NTE Leopoldina não dispõe de Técnico de Informática e não mais absorverá o expediente de suporte técnico nas escolas.


Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina