sexta-feira

E. E. Francisco Inácio Peixoto

Suporte Técnico


Professora Dulcemar e alunos do Tempo Integral

A E. E. Francisco Inácio Peixoto possui um laboratório de informática do Projeto Escolas em Rede e conectividade à Internet provida pela empresa Oi. A escola estava com o laboratório de informática parado devido a desconfiguração e mal funcionamento do servidor.

O laboratório possui ar condicionado

Em visita ao laboratório, verificou-se que o servidor ligava mas os clientes não respondiam. O servidor Metasys foi totalmente desmontado, limpo e reparado. Após a montagem e reparo, o servidor foi ligado na secretaria da escola.







Na manutenção dos clientes do laboratório notou-se que duas máquinas não subiam. Os cabos dos pontos foram grimpados e foram feitos testes. A caixa dos pontos 02 e 03 precisa ser refeita: os pontos 02 e 03 do Laboratório de Informática estão com defeito e as presilhas da caixinha danificada.



Um mouse não foi encontrado e dois estão sem esferas.

Necessário providenciar uma régua de madeira fixada no chão do laboratório próximo às paredes para evitar que as mesas do laboratório de informática comprimam os cabos de rede.



A escola já utiliza o e-mail institucional.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina


Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

quinta-feira

E. E. Marco Aurélio Monteiro de Barros

Curso de Capacitação em Informática Educacional
Módulo I


Público Alvo: Funcionários Administrativos da escola

Conteúdo Abordado:
  • Motivação e orientação sobre o potencial educacional da utilização do computador como ferramenta pedagógica
  • Noções básicas de micro-informática
  • Sistema Operacional Linux – introdução à interface gráfica e paradigmas de interface
  • Navegação na Internet: websites, sites de busca
  • Introdução ao editor de texto OpenOffice Writer
  • e-mail: criação de um endereço eletrônico, anexação de arquivos, etc.



Observação:

Devido a coincidência de capacitações de outros projetos da SRE a participação no Módulo I foi prejudicada. Necessário rever com a Divisão Pedagógica da SRE Leopoldina estas datas.

Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

E. E. Marco Aurélio Monteiro de Barros

Suporte Técnico


A escola conta com computadores provenientes de dois projetos:

  • Proinfo Integrado (MEC)
  • Escolas em Rede (SEE-MG)

A escola também conta com conectividade à Internet provida pela empresa Ruralweb. Conexão funcional e acessível aos computadores de ambos projetos e também aos computadores administrativos da escola.

Constatou-se problema em quatro computadores do projeto Proinfo Integrado. Em três deles o problema era de falha de consistência no sistema de arquivos na inicialização do computador; foi feito o reparo nestes computadores, e os mesmos estão funcionais. No quarto computador observou-se falta de nitidez do monitor e efetuamos chamado de suporte junto à Empresa Positivo. O prazo de atendimento é de 48h úteis.

Três clientes do projeto Escolas em Rede não estavam funcionais. Diagnosticou-se que o problema era acúmulo de poeira na placa mãe, processador e demais componentes. Foi feita manutenção em dois destes computadores e os mesmos estão funcionais, devido a falta de tempo hábil não foi possível o reparo do terceiro cliente.

A escola foi orientada que independentemente dos projetos aos quais os computadores do laboratório de informática sejam alvos, a utilização do laboratório é livre e gratuita a todos da comunidade escolar - podendo também se estender à comunidade local - dependendo apenas de disponibilidade dos equipamentos fora do período de cursos. A responsabilidade quanto ao agendamento e principalmente a monitoração da utilização da Internet e dos computadores do laboratório é expediente interno da escola, cabendo à direção escolar estabelecer critérios quanto ao seu bom uso.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina








quarta-feira

E. E. Sebastião Medeiros

Suporte Técnico

A escola possui laboratório de informática do Projeto Escolas em Rede e conectividade à Internet provida pela empresa Ruralweb. A razão principal da visita do NTE foi queixa de perda de conexão à Internet.


Efetuamos os seguintes testes para diagnóstico do problema:


  1. Permutamos as placas de rede (on board e off board) em relação à conectividade à Internet e a rede local. Em ambos os teste a Internet mostrou-se inoperante embora os clientes do laboratório mostraram-se funcionais;
  2. Testamos a Internet no Notebook do NTE e a mesma apresentou-se funcional;
  3. Testamos a Internet no computador onde está instalado o Servidor Mestasys Corporate 2.2.1, utilizando live CD do Ubuntu. A Internet mostrou-se funcional apenas na placa on board;
  4. Desmontamos o computador do Servidor e efetuamos limpeza de todos componentes, inclusive dos contatos da placa de rede off board. Após remontagem do computaor o problema permanceu inalterado;
  5. Fizemos o downgrade para o Servidor Metasys Corporate versão 2.1.13-0. Houve falha na instalação por 3 tentativas consecutivas – não foi pedida a instalação dos cds adicionais;
  6. Tentamos voltar para a versão 2.2.1 e ocorreu o mesmo problema, ficando o servidor Metasys não funcional.


Com base nestes passos deduzimos haver algum conflito entre o hardware e o Servidor Metasys Corporate (versões 2.1.13-0 e 2.2.1), provavelmente na placa de rede off board. Sem outra placa off board sobressalente não foi possível constatar de fato o problema.

Pendente tentativa de migrar os componentes (HD, drives de CD e disquete, pente de memória) do computador problemático para um dos clientes do laboratório.

Infelizmente devido a este problema o laboratório de informática não está funcional. Necessária nova visita para tentativa de elucidação do problema.

Como paleativo para o problema de conectividade da escola, a Internet foi configurada em computador da secretaria. Configurou-se também, neste computador uma impressora Samsung SCX-4x21.

A escola já utiliza o e-mail institucional.


Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina






terça-feira

E.E. Dr. Pompilio Guimarães

Curso de Capacitação em Informática Educacional
Módulo I


Apresentação do Linux e sua equivalência com Windows.


Professoras trabalhando se familiarizando com o uso do notebook.


Conhecendo o OpenOffice através do notebook.


Aliando todas as tecnologias: computador, internet, quadro e giz!

Resumo do Trabalho na Escola:

Visitamos, conforme agendado, a E.E. Dr. Pompilio Guimarães no distrito de Piacatuba. A escola possui apenas um Servidor Metasys, um cliente e um computador com OS WinXp, comprado com recursos próprios.
Apesar dos parcos recursos tecnológicos a capacitação aconteceu e superou toda a expectativa.

O diferencial nesta escola o empenho do corpo escolar. Com apenas duas máquinas e o pronto socorro do nosso Técnico de Suporte que instalou um pacote do BrOffice na máquina Windows conseguimos trabalhar com uma professora, secretária, auxiliar de secretaria, supervisor pedagógico e contamos com a presença efetiva da diretora da escola.

O interesse e a vontade de aprender fez toda diferença!

O fato do NTE possuir um notebook próprio para levar durante a visitação às escolas proporcionou a oportunidade de apresentarmos aos professores este recurso tecnológico, ensinando-os a manuseá-lo. Nosso objetivo com isso é desmistificar e quebrar paradigmas quanto à utilização da tecnologia, o que pode agregar valor a um notebook é seu bom uso e o produto final, no caso da Educação, tecnologia em prol da qualidade de ensino.

Laboratórios fechados, notebooks "guardados à sete chaves", datashow trancados em armários não produzem nada, ou melhor servem de criadouro de aranhas e traças.

Em nossas visitas temos reforçado a importância do cuidado com o "bem público", o manuseio com zelo e o bom armazenamento seguro do patrimônio, em contrapartida temos solicitado que todos os recursos tecnológicos estejam à disposição dos educadores, como o próprio nome diz *patrimônio público, bem do povo , deve estar à serviço do povo e da Educação Pública, tendo como meta um ensino público de qualidade.

Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina



E. E. Dr. Pompílio Guimarães

Suporte Técnico


A E. E. Dr. Pompílio Guimarães ainda não conta com laboratório de informática. Aguarda o envio de computadores dos programas Escolas em Rede (SEE-MG) e/ou Proinfo Integrado (MEC). A conectividade à Internet é provida por empresa local, custeada pela SEE-MG - como paleativo de emergência para sanar os problemas de conectividade. A escola aguarda solução definitiva de conectividade à Internet pela SEE-MG ou MEC.

A sala do laboratório de informática conta com dez pontos de rede lógica e elétrica, e enquanto aguarda a chegada dos computadores é utilizada para o projeto de Tempo Integral. Resta pendente na sala do laboratório o rack destinado à acomodação dos aparelhos de conectividade (switch, modem e/ou roteador, cabeamento, patch panel, organizador de fios e etc.). A direção alega que o prestador de serviços responsável pela instalação da rede lógica e elétrica afirmou que não era de sua responsabilidade a orçamentação do referido rack. Registra-se aqui que a escola possuia em mãos o manual de instalação fornecido pela SEE-MG destinado aos prestadores de serviço contratados para a instalação da infra-estrutura necessária.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

segunda-feira

E. E. Dr. Norberto Custódio Ferreira


A E. E. Dr. Norberto Custódio Ferreira teve seu laboratório de informática do Projeto Escolas em Rede (SEE-MG) montado hoje.

A escola já havia recebido conectividade à Internet pelo Proinfo Integrado (MEC), estando a mesma funcional na secretaria da escola desde sua ativação pela empresa Oi.

Efetuamos a desembalagem, montagem e configuração das 10 máquinas presentes no laboratório de informática. Por motivos de facilidade e falta de espaço na secretaria o servidor Metasys Corporate foi acomodado no laboratório de informática. A funcionária Andréa, foi instruída na utilização básica do laboratório, ligamento e desligamento do servidor Metasys Corporate.

Encontramos três problemas no laboratório:
  1. No Servidor Metasys Corporate a placa de rede off-board não foi encontrada na inicialização. Tentou-se configurá-la manualmente, sem sucesso. Foi feito chamado de suporte à empresa Positivo.
  2. Um dos nove clientes Metasys Corporate apresentou problemas quanto à inicialização. Suspeita-se de problema na placa de rede onboard, do cliente. Foi efetuado chamado na empresa Positivo.
  3. Mal funcionamento em um dos estabilizadores.

Devido ao problema da placa offboard, a Internet ainda não está disponível no laboratório de informática. A Internet continua funcional na secretaria da escola.

Conferimos que o e-mail institucional já é utilizado pela direção da escola. Diga-se de passagem que não houve interferência nem auxílio do NTE para configuração do e-mail. A escola apenas seguiu as instruções dadas, na ocasião, pelo NTE e conseguiu fazê-lo sozinha. Estão de parabéns!


Novamente, devido ao exaustivo expediente de suporte necessário à montagem do laboratório, não foi possível suporte pedagógico adequado, apenas algumas orientações básicas.


Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina