terça-feira

E.E. Dr. Pompilio Guimarães

Curso de Capacitação em Informática Educacional
Módulo I


Apresentação do Linux e sua equivalência com Windows.


Professoras trabalhando se familiarizando com o uso do notebook.


Conhecendo o OpenOffice através do notebook.


Aliando todas as tecnologias: computador, internet, quadro e giz!

Resumo do Trabalho na Escola:

Visitamos, conforme agendado, a E.E. Dr. Pompilio Guimarães no distrito de Piacatuba. A escola possui apenas um Servidor Metasys, um cliente e um computador com OS WinXp, comprado com recursos próprios.
Apesar dos parcos recursos tecnológicos a capacitação aconteceu e superou toda a expectativa.

O diferencial nesta escola o empenho do corpo escolar. Com apenas duas máquinas e o pronto socorro do nosso Técnico de Suporte que instalou um pacote do BrOffice na máquina Windows conseguimos trabalhar com uma professora, secretária, auxiliar de secretaria, supervisor pedagógico e contamos com a presença efetiva da diretora da escola.

O interesse e a vontade de aprender fez toda diferença!

O fato do NTE possuir um notebook próprio para levar durante a visitação às escolas proporcionou a oportunidade de apresentarmos aos professores este recurso tecnológico, ensinando-os a manuseá-lo. Nosso objetivo com isso é desmistificar e quebrar paradigmas quanto à utilização da tecnologia, o que pode agregar valor a um notebook é seu bom uso e o produto final, no caso da Educação, tecnologia em prol da qualidade de ensino.

Laboratórios fechados, notebooks "guardados à sete chaves", datashow trancados em armários não produzem nada, ou melhor servem de criadouro de aranhas e traças.

Em nossas visitas temos reforçado a importância do cuidado com o "bem público", o manuseio com zelo e o bom armazenamento seguro do patrimônio, em contrapartida temos solicitado que todos os recursos tecnológicos estejam à disposição dos educadores, como o próprio nome diz *patrimônio público, bem do povo , deve estar à serviço do povo e da Educação Pública, tendo como meta um ensino público de qualidade.

Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina



0 comentários: