quarta-feira

E. E. Barão de São Geraldo

Suporte Técnico

A E. E. Barão de São Geraldo conta com computadores provenientes dos projetos:


  • Proinfo Integrado (MEC)
  • Escolas em Rede (SEE-MG)


A Escola conta com conectividade à Internet provida pela empresa Ruralweb (Projeto Escolas em Rede).

Diagnosticamos mal contato no conector da placa de rede offboard do Servidor Metasys Corporate, que ocasionava, com frequência, perda da conexão da Internet. Após manutenção e ajuste manual dos contatos do conector da placa de rede o problema foi resolvido.

Diagnosticamos também 4 clientes Metasys Corporate com problemas, a saber:

  • 2 computadores (rotulados como aluno3 e aluno4) acusando sinal sonoro intermitente, típico de placa de memória mal encaixada.
  • 2 computadores que não inicializam (rotulados como aluno9 e aluno10).


Conseguimos abrir os cabinetes correspondentes aos computadores rotulados como aluno3 e aluno10. Confirmamos o diagnóstico do aluno3 e o computador está funcional após reencaixarmos a placa de memória. Diagnosticamos problema de fonte de alimentação no computador rotulado como aluno10 – sem tempo hábil para checagem de defeito na placa mãe e/ou processador. Necessária substituição da fonte de alimentação.

Infelizmente nos computadores rotulados como aluno4 e aluno9 não foi possível abertura do gabinete uma vez que os mesmos, aparentemente, foram fechados com auxílio de parafusadeira elétrica.

Observamos também que persiste a questão do cabeamento de rede lógica que liga o servidor ao laboratório de informática. A saber, o cabeamento é distribuído até a biblioteca (antigo local do laboratório de informática) para depois voltar – pelo mesmo conduíte – até alcançar o laboratório de informática. Esta “volta” e consequente dependência de um hub/switch de 8 portas impacta na utilização dos clientes Metasys Corporate.

Orientamos também os professores José Antônio de Carvalho e Antônio Márcio Zoffoli na utilização do laboratório de informática e questões referentes ao cancelamento de trabalhos de impressão nos computadores do Proinfo Integrado – confiamos a senha de root dos computadores do Proinfo Integrado a estes professores.


Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina


Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina

0 comentários: