quarta-feira

E. E. Luiz Salgado Lima

Suporte Técnico

A E. E. Luiz Salgado Lima conta com dois laboratórios de informática:

● Proinfo Integrado (MEC) – Primeiro Piso
● Escolas em Rede (SEEMG) – Segundo Piso

Durante a visita à escola, durante o turno da manhã, todo o tempo foi empregado na tentativa de resolver o problema de conectividade à internet provida pela empresa Oi para o projeto Proinfo Integrado. Achamos importante registrar as "desventuras em série" deste episódio:

  1. Ligamos para o telefone de suporte corporativo da Oi. Não foi possível originar o chamado de suporte pois o número de série do roteador estava ilegível;
  2. Entramos em contato diretamente com o técnico terceirizado da empresa - coisa de cidade pequena - e conseguimos decifrar o número de série. Sem ele não há possibilidade de originar chamado algum a Oi Clientes Corporativos;
  3. Retornamos a ligação a Oi solicitando a relocação da linha de dados da sala dos professores para o laboratório de informática, solicitamos também que verificassem a velocidade do link, pois em visita passada constatamos estar muito aquém dos 1Mb contratados pelo MEC;
  4. Após ouvir pacientemente todas nossas considerações a atendente argumentou que "relocações" não eram de sua alçada e transferiu a ligação para outro setor;
  5. Após alguns minutos de espera, na linha, a nova atendente solicitou o CNPJ do MEC. Tentamos argumentar que se tratava de uma escola pública estadual e ser a conectividade extensiva a todo território nacional. A atendente foi irredútivel na exigência do CNPJ, mas nos informou o 0800 do Fala Brasil (0800-616161) onde poderíamos conseguir o CNPJ;
  6. Ligamos para a Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação da SEE-MG tentando nos informar sobre o referido CNPJ, sem sucesso. Tentamos também na Diretoria de Apoio e Controle de Redes da SEE-MG, sem sucesso;
  7. Sem outra opção, ligamos para o Fala Brasil e após explicar o caso, e algumas consultas ao seu supervisor, a atendente informou que não dispunha do referido CNPJ. Pediu que entrássemos em contato diretamente com a Secretaria de Educação à Distância do MEC por e-mail;
  8. Enviamos o e-mail, e a escola aguarda posicionamento para que haja conectividade a Internet em seus laboratórios.

Durante a parte da tarde verificamos ambos laboratórios de informática.

Por praticidade e devido a problemas de espaço fomos obrigados a relocar o Servidor Metasys Corporate da sala dos professores para o laboratório do segundo piso. Durante a verificação constatou-se:

  1. Um estabilizador defeituoso;
  2. Um teclado não foi encontrado;
  3. Em um dos computadores, havia uma lagartixa morta presa à ventoinha da fonte do computador. Após abertura e limpeza da fonte, constatou-se que eram duas lagartixas Após limpeza o cliente mostrou-se funcional;
  4. Todos clientes do servidor Metasys Corporate funcionais e executando consideravelmente mais rápidos após a relocação do servidor para o laboratório.

Em relação aos computadores do Proinfo Integrado (laboratório do primeiro piso) observamos apenas dois computadores inoperantes e um mouse danificado. Novamente, outro episódio inusitado:

  1. Ligamos para o 0800 da Positivo Informática para originar os chamados de suporte;
  2. O atendente depois de alguns minutos verificou que havia erro nas datas de garantia dos equipamentos. Pediu que retornássemos em 30 minutos quando estes erros já teriam sido corrigidos;
  3. Encerramos o atendimento e, por falta de tempo hábil, nos vimos obrigados a solicitar à direção escolar que concluísse futuramente o chamado de suporte.

Infelizmente, devido a demanda de suporte técnico, não foi possível o suporte pedagógico à escola. Toda equipe do NTE foi necessária para o Suporte Técnico.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina








1 comentários:

Marcus Vini disse...

eu sou aluno da escola desde o primario , e acho que a escola deveria receber um melhor tratamento , pois a escola é um patrimonio de todos .