quinta-feira

E. E. Guido Marlière

Suporte Técnico


A E. E. Guido Marlière conta com laboratório de informática do Projeto Escolas em Rede (SEE-MG) e conectivdade à Internet do projeto Proinfo (MEC) provida pela empresa Oi.

Em visita constatou-se estarem todos clientes funcionais e com acesso à Internet.


A E. E. Guido Marlière não é alvo dos Cursos de Formação Inicial para o Trabalho, disponibilizados pela SEE-MG. Contudo a utilização do laboratório é intensa por parte dos professores, que o utilizam uma vez por semana em um horário de cinquenta minutos. Segundo a direção, o laboratório só tem horário vago uma vez por semana, uma vez que a biblioteca funciona no mesmo espaço.



Os profesores tiveram capacitação básica para a utilização dos computadores segundo expediente próprio da escola. Cada um contribuiu com o que sabia, multiplicando aos colegas. Orientamos à direção que o NTE está a disposição para qualquer dúvida ou necessidade quanto à utilização do laboratório ou sugestões de cunho pedagógico.



A escola já encontra-se engajada em algumas atividades envolvendo a utilização da informática e da Internet, que podem ser conferidos nos blogs:


Segundo a vice-diretora Mônica, a escola participa do projeto "Escrevendo com o Escritor" do Instituto Francisca de Souza Peixoto, que consiste basicamente na produção de texto conjunta entre alunos e os autores selecionados pelo projeto. Maiores detalhes consultar o blog da E. E. Guido Marlière.

Nesta vista demos algumas noções básicas às professoras Joana Darc Cesário Baesso e Maria Inez Alvez Duarte - ambas professoras do uso da biblioteca:

  • Histórico simplificado do Sistema Operacional Linux;
  • Paradigmas de Interface do Ambiente Gráfico do KDE;
  • Sistema de arquivos;
  • Orientação rápida sobre o Editor de Texto OpenOffice Writer;
  • Navegação na Internet;
  • Criação de e-mails;
  • Criação do Blog da Biblioteca Clélia Dutra


P.s. Esta visita foi feita em 10/06/2009


Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina








1 comentários:

Unknown disse...

Fazer parte desta Comunidade Escolar é gratificante.
Fazemos jus ao Lema: "Instruir para Progredir".
Parabéns pelo blog!