quinta-feira

E. E. Emílio Ramos Pinto

Suporte Técnico



A E. E. Emílio Ramos Pinto conta com computadores provenientes dos projetos:

  • Escola em Rede (SEE-MG)
  • Proinfo Integrado (MEC)

A escola também conta com conectividade à Internet provida pelas empresas:

  • Ruralweb (Escolas em Rede / SEE-MG)
  • Oi (Proinfo Integrado / MEC)


A escola já adquiriu rack para condicionamento dos aparelhos de conectividade, resta fixação do mesmo na parede. Procedi com a etiquetação dos cabos de rede, e separação das redes Proinfo Integrado e Projeto Escolas em Rede, condicionando um switch a cada uma.
Ambas conectividades à Internet foram testadas e estão funcionais. A Ruralweb foi condicionada ao Projeto Escolas em Rede e a Oi ao Proinfo.

o servidor apresenta erros de localização de setores no disco rígido

Em relação aos computadores do Projeto Escolas em Rede:

  • Devido à restrições quanto ao cabeamento de rede e a disposição dos aparelhos de conectividade à Internet de ambas empresas, o servidor Metasys Corporate está funcionando no laboratório de informática.
  • Procedi com a acomodação de dois clientes na saleta anexa ao laboratório, que segundo a direção aguarda demolição para unificação dos dois ambientes. Orientei a direção que consideramos a utilização da referida saleta – nas atuais condições – inadequada à utilização por parte de professores e alunos, devido ao pouco espaço. Devido à falta de tempo hábil, não foi possível configurar os demais clientes presentes na saleta.
  • Outro problema observado foi a utilização de clientes para a àrea administrativa, por falta de computadores específicos para o setor.
  • O SIMADE é “lançado” no servidor Metasys Corporate (executando em modo gráfico). O servidor apresenta erros de localização de setores no disco rígido; seria necessária formatação do mesmo, uma vez que a manutenção de consistência no sistema de arquivos não surtiu efeito. Contudo, devido à falta de opção de um computador específico para lançamento do SIMADE, optamos por manter o Servidor Metasys funcionando precariamente, na esperança que a a versão WEB do referido programa seja disponibilizada o quanto antes.

aluno utilizando um dos clientes instalado na saleta


Em relação aos computadores do Projeto Proinfo:

  • Dois computadores apresentam sinal sonoro intermitente na inicialização. Procedi com a abertura dos chamados junto à empresa Positivo.
  • Um computador apresentou erro de desconfiguração do teclado. Após instalação do Sistema Operacional Ubuntu 8.04, no referido computador o problema foi solucionado. Informei à funcionária Geovana que ambos nome de usuário e senha, para o referido computador, são: alunos.
  • Um computador apresentou o típico erro de consistência no sistema de arquivos, e após manutenção com o comando fsck -y, o mesmo apresentou-se funcional.

Orientei as professoras do curso de Construção de Websites, quanto às opções disponíveis para criação de Blogs, e opções para melhor envolver os alunos com tecnologias mais modernas e atraentes que o tedioso editor de texto KEdit – única opção de composição de páginas HTML disponibilizada na capacitação do referido curso. Orientei o professor do curso de Editoração Eletrônica quanto à opção de instalação do BrOffice em ambiente Windows, interessado em praticar o BrOffice Draw em sua casa.

Infelizmente a visita teve de ser interrompida devido à urgência de suporte técnico na sede da SRE. Por este motivo, não foi possível assinatura do Termo de Visita pela direção escolar.

Esta visita foi realizada em 03/06/2009.


Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina




professora Maria Marcionília do curso de Construção de Websites

professora Rejane do curso de Construção de Websites


necessária instalação do rack para melhor acomodação dos aparelhos de conectividade da escola

a sala de informática é dividia em "dois ambientes" por causa de um "dente"






a saleta de informática

0 comentários: