terça-feira

C. E. M. Lia Salgado

Suporte Técnico


O Conservatório Estadual de Música Lia Salgado conta com laboratório de informática e conectividade à Internet provida pela empresa Ruralweb provenientes do projeto Escolas em Rede (SEE-MG). A escola também conta com conectividade provida pela Velox através de contratação feita diretamente pela escola.

Registra-se aqui que o Conservatório não foi alvo dos Cursos de Formação Inicial para o Trabalho. Segundo a direção do conservatório não há nenhuma resolução, ofício, ou registro escrito por parte da SEE-MG que oriente, autorize, ou qualifique o estabelecimento a funcionar fora dos padrões observados normalmente nos laboratórios das escolas estaduais de Minas Gerais.

Às máquinas originalmente recebidas da SEE-MG foram adicionados periféricos e componentes, além da instalação de softwares que atendem as necessidades específicas de um Conservatório de Música. Segundo a direção, os recursos para estas modificações foram disponibilizados diretamente pela SEE-MG.

A direção escolar foi orientada sobre o que dispõe a LEI Nº 9.609 , DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 (Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências).

Em visita técnica fizemos análise inicial dos aplicativos, soluções e alternativas a serem apresentadas ao Conservatório. A direção mostrou-se inclinada a experimentar novas alternativas, a saber: a instalação do Sistema Operacional LINUX. Necessária avaliação mais aprofundada das necessidades dos docentes em educação musical para uma especificação mais precisa dos requisitos de software e hardware a estes aplicativos. Para isto, em visita futura instalaremos uma distribuição LINUX para as devidas experimentações.

Marcelo Barreiros Furtado
Analista Educacional
SRE Leopoldina

Krissanthy Silva Fourakis Candido
Analista Educacional
SRE Leopoldina




2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaríamos de saber que setor da SEE autorizou a inserção de componentes e software não licenciado, uma vez que a política de uso de software proprietário se faz mediante de justificativa de inexistência de software similar gratuito.

Núcleo de Tecnologia SRE/Leopoldina disse...

Prezado Sr. Armando,

Não dispomos de tal informação, contudo somos da opinião que o setor responsável pelos conservatórios de música seja a possibilidade mais certa.